BATE-PAPO COM JOSIMAR RIBEIRO DE ALMEIDA
 
 

O Biólogo Josimar Ribeiro de Almeida, autor de diversos livros sobre o meio ambiente, lançou em 2008 o título Normalização, Certificação e Auditoria Ambiental , pela Thex Editora, destinado a preencher a lacuna dos procedimentos que devem ser adotados para legalizar produtos, processos e serviços de empresas e indústrias da área ambiental.

Dirigido a pesquisadores, consultores técnicos, alunos de graduação e pós-graduação, o livro subdivide-se em quatro áreas: Diretrizes Estratégicas da Política Nacional Ambiental, Normalização Ambiental, Certificação Ambiental e Auditoria Ambiental.

Perícia Ambiental Judicial e Securitária: Impacto, Dano e Passivo Ambiental, Ciências Ambientais, Política e Planejamento Ambiental e Gestão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável são outras três publicações – também editadas pela Thex Editoria – do autor, que é consultor em estudos e projetos ambientais para empresas como Furnas, Petrobrás, Vale, além de ser especialista em auditorias ambientais, para o Inmetro, e professor da UFRJ.

Para o consultor, a conscientização das empresas sobre a necessidade de preservação do meio ambiente passa pela repressão e aplicação da legislação; pela eficácia do Ministério Público (MP –Federal e Estadual), ao exigir o cumprimento das normas, padrões e leis; pelo receio em abalar o capital prestígio empresarial – e com isto dar espaço aos concorrentes –; e pela visibilidade adquirida pelos certificados: “A evolução de postura das empresas sobre o assunto tem ocorrido e sido registrada de diversas formas. Resulta de  efeito de circunstancialidades das forças internacionais, locais e especialmente de mercado, de opinião publica (articulada e exigente) e do poder público, fiscalizador. Os registros podem ser denotados pelos números de certificações, Termos de Ajustamentos de  Conduta (TAC), pelos boletins de ocorrências policiais, pelos seguros ambientais e pelas ações públicas movidas pelos MPs. Além daqueles relativos queixas/denúncias junto a delegacias de meio ambiente, aos ministérios públicos, órgãos de meio ambiente (esferas municipais, estaduais e mesmo federal) e número de manchetes na mídia.

Pós-doutor em Engenharia Ambiental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutor em Saúde Ambiental, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Biol. Josimar é membro dos Grupos de Assessoramento Técnico da Procuradoria da República (MPF) para Termos de Ajustamento de Conduta Ambiental (TAC) e Membro de Grupo de Assessoramento Técnico da Feema para Termos de Compromisso Ambiental (TCA).

Para ele o mercado ambiental é cada vez maior e múltiplo (multi, inter e transdisciplinar): “São inúmeros os concursos ligados a temática ambiental. Os nichos são hipervolumétricos e caleidoscópicos, tanto no sistema estatal quanto na iniciativa privada. As oportunidades estão nos três setores de atividades (primário, secundário e terciário) e em diferentes escalares (local, regional, nacional e internacional).”

O também professor de graduação e professor e orientador de programas de mestrados e doutorados da área acredita que, de modo geral, os cursos de graduação e especialização vêem preparando adequadamente os Biólogos tanto para o mercado quanto para a própria academia: “Naturalmente que existem diferenças marcantes de universidades nestes aspectos. As forças de seleção natural atuantes em ambas as vertentes têm sido, na maioria das vezes, bastante eficientes neste contexto.”

Com 18 livros publicados, Josimar Ribeiro de Almeida conta como começou sua carreira de escritor: “Constatei a necessidade de livros na área atuando como professor de graduação e pós-graduação e como consultor no mercado – nunca tive dedicação exclusiva na UFRJ. Com base na experiência adquirida, somada a aptidão e experiência acadêmica, comecei a trabalhar na elaboração de livros técnicos. O primeiro livro nasceu em 1984, logo após meu doutoramento, e o editor Thex Correa foi fundamental neste processo. Acreditou no meu trabalho e especialmente no meu primeiro livro. Em 2008 escrevi o meu décimo oitavo livro. O primeiro continua atual e já está na terceira edição/revisão”, finalizou.

Matéria publicada no Informativo do Conselho Regional de Biologia - 2ª Região (RJ/ES), edição nº 90, janeiro de 2009.

1) Como está a conscientização das empresas com relação ao meio ambiente?

RESPOSTA: A "conscientização" passa pela repressão e aplicação da legislação, da eficácia do Ministério Público (MP) Federal e Estadual ao exigir o cumprimento das normas, padrões e leis, do receio em abalar o capital prestígio empresarial (e com isto dar espaço aos concorrentes) e pela visibilidade adquirida pelos certificados.

2) Você tem registrado uma evolução?

RESPOSTA: Parodiando Maquiavel...só mudam os paradigmas quando mudam as gerações... A evolução de postura tem ocorrido e sido registrado de diversas formas.Resulta de efeito de circunstancialidades das forças internacionais, locais e especialmente de mercado, de opinião publica (articulada e exigente) e poder publico.Os registros podem ser denotados pelos números de certificações, Termos de Ajustamentos de Conduta (TAC), pelos boletins de ocorrências policiais, pelos seguros ambientais e pelas Ações Públicas (movidas pelos MP).

3) De que maneira tal evolução vem se tornando visível?

RESPOSTAS: Os indicadores são inúmeros. Alguns deles já foram apontados na resposta anterior.Outros são aqueles relativos ao numero de queixas/ denuncias junto a delegacias de meio ambiente, aos MPs, órgãos de meio ambiente(esferas municipais,estaduais e mesmo federal) e numero de manchetes na mídia.

4) Como anda o mercado para Biólogos em sua área?

RESPOSTAS: O mercado ambiental cada vez torna-se maior e múltiplo (multi, inter e transdisciplinar). São inúmeros os concursos para órgãos estatais ligados a temática ambiental. Os nichos são hipervolumétricos tanto no sistema estatal quanto na iniciativa privada.

5) Existem oportunidades (onde?) ou elas ainda são muito raras?

RESPOSTAS: As inúmeras oportunidades estão nos três setores de atividades (primaria, secundária e terciária) e em diferentes escalas (local, regional, nacional e internacional).

6) Você que é professor, diria que a graduação e os cursos de extensão existentes estão preparando devidamente Biólogos para o mercado de trabalho? Estão mais direcionados para a academia, ou ainda: nenhuma coisa nem outra? Explique?

RESPOSTA: De modo geral os cursos de graduação e especialização vêem preparando adequadamente os biólogos tanto para a vertente de mercado quanto para a própria academia. Naturalmente que existem diferenças marcantes de Universidades nestes aspectos. As forças de seleção natural atuantes em ambas as vertentes tem sido (também de modo geral) bastante eficientes neste contexto.

7) Por que você sentiu necessidade de escrever sobre o meio ambiente e em que momento você começou a fazer isso? Conte também a história do seu primeiro livro - quando você começou a escrevê-lo? Por que começou? Qual era o seu objetivo? Qual é o título? Para que público é direcionado? Foi bem sucedido? Ainda está atual?

RESPOSTA: A necessidade ocorreu por conta de minha atuação como professor de graduação e pós-graduação (Doutorado e Mestrado) e orientador nos mesmos.Como atuava como consultor (Auditor e Perito) no mercado (pois nunca tive dedicação exclusiva na UFRJ), constatei a necessidade de livros nestas áreas. Dai baseando-se na própria experiência adquirida nestas atividades, somadas a aptidão e experiência acadêmica (tanto como professor como pesquisador nestes assuntos) trabalhei na elaboração de vários livros técnicos.O primeiro livro nasceu em 1984 logo após meu doutoramento e o Sr. Thex Correa foi fundamental neste processo. Acreditou no meu trabalho e especialmente no meu primeiro livro. Em 2008 atingi meu décimo oitavo.O primeiro continua a existir após a terceira edição/revisão.

8) A Biologia é uma boa área para se trabalhar? Quais são seus planos futuros?

RESPOSTA: Trata-se de uma área excelente. O profissional tem várias opções de formação e principalmente inúmeras oportunidades de exercer suas atividades: cientista, professor, consultor, auditor, perito, analista entre outras.Quanto aos meus planos, a estratégia default é continuar seguindo em frente (afinal só me aposentarei quando deixar de viver) e no nível tático, iniciar um curso de Formação (Especialização) de Peritos e Auditores Ambientais junto ao CRBio para juntamente com outros biólogos ajudar a formar biólogos nestas áreas.


 
Thex Editora e Distribuidora Ltda.
Rua da Lapa 180 Conj. 804/805 - CEP 20.021-180 - Rio de Janeiro - RJ
Tel.: (21) 2221-4458 - Fax: (21) 2252-9338 - atendimento@thexeditora.com.br